Conheça um pouco Sobre HD´s SSD

     


     Entendendo Excesso de Provisionamento (OP)

       Embora as unidades de estado sólido (SSDs) sejam com frequência similares a unidades de disco rígido (HDDs) mecânicas em dimensões físicas (por exemplo, altura, largura e comprimento) e interface externa (por exemplo, interface SATA ou SAS), a operação interna de nível baixo e os componentes de um SSD diferem enormemente do design do disco magnético rotativo de um HDD.
       Após a montagem de um SSD, o fabricante do SSD pode reservar um percentual adicional da capacidade total da unidade para Excesso de Provisionamento (OP) durante a programação do firmware. O excesso de provisionamento melhora a performance e frequentemente aumenta a resistência do SSD, ajudando a unidade a durar mais porque a Controladora do SSD tem mais armazenamento Flash NAND disponível para reduzir o desgaste do NAND Flash durante sua vida útil.
      Para calcular o percentual de excesso de provisionamento (OP) de um SSD, pode ser usada a fórmula da Figura 1.
Percentual de Excesso de Provisionamento =
Capacidade Física - Capacidade do Usuário


Capacidade do usuário
Figura 1. Fórmula do percentual de excesso de provisionamento.
       É comum ver um excesso de provisionamento de 7 por cento presente em muitos SSDs. Veja a Figura 2 para a discriminação da capacidade física presente em um SSD verso a capacidade do usuário disponível após o excesso de provisionamento.
Capacidade física
Capacidade do usuário
% de Excesso de Provisionamento
Classe de aplicação
64 GB
60 GB
7%
Leitura intensiva
96 GB
90 GB
7%
Leitura intensiva
128 GB
120 GB
7%
Leitura intensiva
128 GB
100 GB
28%
Gravação mais intensiva
256 GB
240 GB
7%
Leitura intensiva
256 GB
200 GB
28%
Gravação mais intensiva
512 GB
480 GB
7%
Leitura intensiva
512 GB
400GB
28%
Gravação mais intensiva
1024GB
960GB
7%
Leitura intensiva
1024GB
800GB
28%
Gravação mais intensiva
2048GB
1800GB
14%
Leitura intensiva
2048GB
1600GB
28%
Gravação mais intensiva
Figura 2 Excesso de Provisionamento com base em capacidade e classe de aplicação
       As aplicações podem ser mais intensivas em leitura, como as cargas de trabalho de clientes típicos onde um usuário realiza geralmente 20% de gravação para 80% de leitura. Aplicativos empresariais utilizando um dispositivo de armazenamento para cache de leitura seriam intensivos em leitura; se esses aplicativos gravassem mais dados em um dispositivo de armazenamento, então seriam mais intensivos em gravação.
       A capacidade de excesso de provisionamento (OP) definida pelo fabricante do SSD pode variar em tamanho, dependendo da classe de aplicação do SSD e do total de capacidade da memória Flash NAND.
       Unidades com maiores capacidades e diferentes classes de aplicação são normalmente configuradas com excesso de provisionamento proporcionalmente maior devido às exigências dos recursos para gerenciar mais Flash NAND com o uso dos recursos de Coleta de Lixo, blocos de reserva e proteção de dados aperfeiçoada.
       Essa capacidade de excesso de provisionamento não é acessível para o usuário e invisível para o sistema operacional do host. É estritamente reservada para uso da controladora do SSD.

Comentários

Postagens mais visitadas